Alcance e Credibilidade do Rádio
- O rádio atinge 79% da população brasileira nos 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media.
- Brasileiros dedicam em média 3h55min por dia ouvindo rádio.
- 69% da audiência aprecia o rádio por trazer informações locais.
- 77% dos ouvintes consideram o rádio uma fonte rápida de informação.
- 58% confiam no rádio para se manterem informados.
- 50% dos consumidores acreditam que as informações veiculadas no rádio não são falsas.
Convergência entre Tradicional e Digital
- 78% dos ouvintes sintonizam conteúdo nas estações AM e FM.
- 28% acessam rádio pelo YouTube.
- 12% acompanham via serviços de streaming de áudio.
- O consumo online já supera o tradicional em alguns horários.
- Entre as 10 maiores emissoras, o digital agrega 54% de alcance.
- 38% dos brasileiros citam mudança nos hábitos de consumo, reforçando a mobilidade do rádio.
Crescimento dos Podcasts
- 43% dos ouvintes de rádio consumiram podcasts nos últimos três meses.
- 48% dos ouvintes de podcast o fazem semanalmente.
- Temas mais populares: comédia (31%), música (31%), esportes (24%), educação (22%) e notícias (22%).
Impacto Publicitário
- 74% dos líderes de marketing planejam investir em áudio no segundo semestre de 2024.
- 61% criarão ações para rádio e podcasts.
- 60% investirão em plataformas de streaming.
- No primeiro semestre de 2024, mais de 1 milhão de minutos de publicidade foram veiculados no rádio.
Eficácia da Publicidade no Rádio
- 83% dos ouvintes de rádio relataram ter ouvido campanhas ou ações publicitárias em formato de áudio.
- 54% foram impactados por comerciais entre programas e músicas.
- 25% foram impactados por ações feitas por locutores.
- 38% dos que ouviram propagandas em áudio já compraram ou pesquisaram o produto/serviço divulgado.
- 57% gostam do formato das propagandas nas emissoras de rádio e plataformas de streaming.
- 55% afirmam prestar atenção às propagandas.
Conclusão
O estudo Inside Áudio 2024 da Kantar IBOPE Media revela que o rádio continua sendo um meio de comunicação relevante e eficaz, combinando a força do tradicional com a conveniência do digital. Sua credibilidade, alcance e capacidade de conversão em vendas o tornam uma ferramenta valiosa para anunciantes e uma fonte confiável de informação e entretenimento para os ouvintes brasileiros.