O Rio Grande do Sul segue combatendo a acidentalidade em suas vias e registrou uma redução de 7,2% nas mortes no trânsito entre janeiro e maio de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
Foram 652 mortes em acidentes nos cinco primeiros meses deste ano, contra 703 no mesmo período de 2023. No total, foram 604 sinistros com vítimas fatais.
Motociclistas e condutores de veículos representam a maioria das vítimas, com 179 (27,5%) e 168 (25,8%) mortes registradas, respectivamente. O perfil da vítima fatal no trânsito gaúcho, considerando aquelas com identificação de sexo, é predominantemente masculino (80%) e de idade madura (acima de 25 anos).
Reversão da alta pós-pandemia:
Após um aumento da acidentalidade nos anos seguintes à pandemia, o Rio Grande do Sul conseguiu reverter a tendência de alta em 2023, com uma queda de 8% nas mortes no trânsito. A tendência se mantém em 2024, com a redução já observada no primeiro semestre.
Ações contribuem para resultados:
O DetranRS atribui os resultados positivos a um conjunto de ações, como:
- Campanhas de conscientização: com destaque para a “Viagem Segura”, que recebeu investimento de mais de R$ 8,6 milhões apenas no primeiro semestre de 2024.
- Ações preventivas da Escola Pública de Trânsito.
- Fiscalização intensificada por meio do programa Balada Segura.
Apesar da queda, o DetranRS reforça que o número de mortes no trânsito ainda é preocupante e segue trabalhando para conscientizar a população sobre a importância de um comportamento seguro nas vias.