A Fetag-RS está ansiosamente aguardando o lançamento do Plano Safra 2024/2025, marcado para o dia 3 de julho às 10h. Este plano, que tradicionalmente define as diretrizes e os recursos destinados ao financiamento da agricultura no Brasil, é de extrema importância para a agricultura familiar e para o desenvolvimento sustentável do setor no estado do Rio Grande do Sul.
Nos últimos meses, a Fetag-RS tem participado ativamente das discussões e apresentado propostas para garantir que o plano atenda às necessidades específicas da agricultura familiar. Em várias ocasiões, a federação, junto com a Contag, tem se reunido com o governo federal para dialogar sobre o assunto.
De acordo com Eugênio Zanetti, vice-presidente da Fetag-RS, “O Plano Safra é uma ferramenta crucial para manter a produção agrícola, especialmente para os agricultores familiares que dependem de crédito e de políticas públicas robustas para cultivar e colher. Estamos esperançosos de que nossas demandas sejam atendidas, pois enfrentamos um momento muito desafiador com as estiagens e as enchentes que têm impactado severamente nosso estado.”
À medida que o lançamento do Plano Safra se aproxima, a Fetag-RS afirma que continua a dialogar com as autoridades para garantir que as vozes dos agricultores familiares sejam ouvidas e suas necessidades atendidas.