A Fabrica de Rações da Linha Animax para gado de leite e corte da Cotriel passa a contar com colaboradores mais bem habilitados e qualificados no processo de peletização de rações. Na ultima segunda-feira, 1º de julho, os representantes da empresa Friese de São Paulo, Eduardo Peres, consultor comercial e José Edson Almeida, consultor técnico, estiveram capacitando os colaboradores da Fábrica de Rações, localizada junto à Sede da Cooperativa.
O administrador industrial, Cesar Augusto Pierezan explica que a peletização consiste na transformação da ração farelada em grânulos, a partir de um processo físico-químico no qual aplica-se vapor à massa farelada, submetendo-a aos fatores de temperatura, umidade e pressão por um tempo determinado. “Com esse processo melhora na palatabilidade, facilidade de ingestão pelo animal redução de desperdício e aumento na densidade da ração, reduzindo os espaços de armazenamento e custos com transporte, bem como redução dos micro-organismos presentes na ração. Além de ocorrer um pré-cozimento, gelatinizando o amido, o alimento acelera o metabolismo e absorção pelos animais” salientou.
No mercado desde 1980, a empresa Friese, localizada em São Paulo é uma das maiores fabricantes de matrizes e peças para as indústrias de peletização e de papelão ondulado da América Latina. “O parque industrial tem 12.000 metros quadrados e nossas instalações são equipadas com tecnologia avançada, garantindo excelência em usinagem, tratamento térmico e revestimentos. Ao longo destas quatro décadas, aprimoramos continuamente nossos processos fabris por meio de pesquisa e avaliação de materiais, assegurando inovação tecnológica e melhoria constante na qualidade dos produtos”, frisou o consultor José Edson.
O setor de fábrica de rações da Cotriel, que iniciou seu funcionamento em 1996, possui uma capacidade instalada de 10 toneladas por hora de rações peletizadas e 15 toneladas por hora de rações fareladas. No local, são fabricadas mais de cinco linhas de rações para bovinos de leite e corte, fórmulas personalizadas para uma maior performance e resultados produtivos, em Free Stall, Compost Barn, Sistemas intensivos, sistemas extensivos (à pasto), semi-confinado, confinados e sistemas de ordenha robotizado de acesso livre e sistema de ordenha robotizado de acesso direcionado. Assim sendo, cada cliente pode, para cada fase ou período de lactação, formular o produto indicado pelos técnicos e veterinários, inclusive com dietas para verão e inverno.
Fonte: Cotriel – Cooperativa Tritícola de Espumoso