SONECA: Dormir depois do almoço pode trazer vários benefícios para a saúde

Soneca

Tirar um cochilo depois do almoço pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. A soneca depois desta refeição relaxa o sistema cardiovascular, alivia o estresse e ainda renova a concentração para o segundo turno de trabalho, conforme explica a neurologista Luciana Pamplona:

“É fundamental para descansar o cérebro e repor a energia tanto física quanto mental para a segunda parte do dia. Ajuda até mesmo a fazer a digestão depois do almoço, e isso tira aquela sensação pesada que ficamos após as refeições e favorece chegarmos a noite de uma forma produtiva.”

A neurologista faz um alerta: a sesta nunca deve ultrapassar 40 minutos. Dormir mais do que esse período estimula o organismo a entrar em sono profundo e provoca efeitos desagradáveis ao despertar:

“Isso vai alterar não só a qualidade do sono noturno como pode alterar também a liberação de alguns hormônios que influenciam no sono, como a melatonina, que é liberada mais a noite, como uma serie de outros hormônios responsáveis pelo resto do metabolismo que fazem que a pessoa perca o sono a noite também.”

O cochilo rápido após o almoço também ajuda na renovação celular da pele, melhora o humor, reduz enxaquecas e ainda auxilia a memória. Segundo a neurologista Luciana Pamplona, apenas as pessoas que sofrem de insônia devem evitar a soneca para não prejudicar o sono noturno.