Segunda-feira

Max. 30 ºC

Min. 10 ºC

Ver Mais

Notícias

Quinze de Novembro perto de realizar o sonho das Águas Termais

09/02/2018

Quinze de Novembro perto de realizar o sonho das Águas Termais
Foto:

A Capital do Turismo Regional vive a expectativa de um grande incremento turístico, junto com mais três municípios do estado, previsto para acontecer ainda em 2018.

Um convênio assinado em 2015, na administração da então prefeita Nilva Lopes Maldaner, previa a perfuração de um poço de águas termais em Quinze de Novembro. Em parceria com a Secretaria do Turismo e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), três cidades pretendem ratear os custos de manutenção da maquina perfuradora, que pertence a SDR. O atual prefeito de Quinze de Novembro, Gustavo Peukert Stolte, confirmou para à reportagem do Sistema EPU que o convênio está em processo de aprovação ambiental. ''Estamos aguardando o relatório do geólogo, que é determinante na discussão do local onde será perfurado o poço'', falou Stolte. O prefeito destacou ainda que a área deve ser pública. ''Obviamente nós temos o interesse em fazer onde valorize o patrimônio público''.  Figura importante para o andamento do projeto junto a capital do estado, o Presidente da Emater/ Ascar Clair Tomé Kuhn ajudou no trâmite burocrático entre as Secretarias, que viabilizou o empréstimo do equipamento de perfuração. ''Como é o estado que vai fazer a perfuração, ele que determina o local por causa da outorga de água'', explicou Kuhn.


LOCAL ESCOLHIDO TERÁ ENORME VALORIZAÇÃO


Os moradores de Sede Aurora aguardam com expectativa o anúncio oficial da abertura do poço de águas termais. Atualmente o distrito conta com opções de lazer como o Camping Aurora, de propriedade do município e que está alugado para a iniciativa privada. Segundo Deilson Bertoldo, corretor de imóveis que oferece opções para investimento em Quinze de Novembro, a procura por terrenos e lotes de terra na cidade se intensificou nos últimos dias. Quem já é proprietário de algum imóvel na região de Sede Aurora também não esconde a ansiedade em ver concretizado o sonho do projeto turístico, que pode alavancar o preço dos terrenos no entorno.

Entretanto, a escolha da área definitiva depende de algumas condicionantes, entre elas energia elétrica e meio ambiente. Estima-se que o lençol aquático esteja a 600 metros de profundidade. O investimento para contratar uma empresa especializada e abrir de modo particular um poço é de R$ 1.000,00 reais / metro, o que inviabilizaria a execução caso o equipamento não fosse cedido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural com a despesa de manutenção rateada entre outros dois municípios.
A expectativa da Administração Municipal de Quinze de Novembro é para maio próximo o anúncio de início da perfuração do poço de águas termais. O slogan ''Terra das Águas'' ganhará um aditivo de peso.


Vários empresários já manifestaram interesse em investir na Capital do Turismo Regional. ''Fui procurado por um grupo disposto a construir um grande complexo turístico para exploração de águas termais, com números de investimento na ordem de 12 milhões de reais'', revelou Clair Kuhn. Uma das vantagens apontadas é a distância, em média 150 km, para outras regiões que oferecem esse tipo de atração.

 

Texto: Andrei Grave

Comentários

Mais Notícias

Ver todas