Segunda-feira

Max. 30 ºC

Min. 10 ºC

Ver Mais

Notícias

Mutirão de Limpeza nos Bairros em Ibirubá

12/01/2016

Mutirão de Limpeza nos Bairros em Ibirubá
Foto:

Numa ação efetiva de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde (SMS) e a Secretaria de Obras (SMO) organizaram mais um “Mutirão de Limpeza”, percorrendo todos os bairros do município.

Esta edição do Mutirão iniciou hoje (11/01) e deverá ser finalizada na última semana do mês de março. O caminhão da SMS percorrerá todos os bairros, de acordo com o cronograma abaixo, ficando uma semana em cada local. A cada segunda-feira, um novo bairro será contemplado pela coleta.

Segundo o coordenador da área urbana Clair José Benini, “é importante que as pessoas se organizem com antecedência, colocando à frente de suas casas o material que deverá ser recolhido. Uma vez passado o caminhão, ele não retornará durante a semana para percorrer a rua novamente”, explicou Benini.

Realizado no período de março a junho/2015, o último mutirão resultou na retirada de 163 cargas caçambas e 24 cargas camioneta de lixo doméstico e das casas da população ibirubense. O objetivo novamente é retirar do ambiente externo todos os materiais que possam acumular água, evitando o meio propício para o nascimento do mosquito.

Neste Mutirão, não estão sendo recolhidos materiais eletrônicos (sucatas), pois, paralelamente, está sendo realizada a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, de 11 a 21/01. A entrega destes equipamentos deve ser feita no estacionamento da Prefeitura Municipal, junto à Rua Tiradentes, entre o prédio da Administração e o depósito da Lojas Becker.

A SMS está entregando à população um folder explicativo “Dengue, Chikungunya, Zika. O perigo aumentou, sua responsabilidade também”. Contém dicas para eliminar os possíveis criadouros do mosquito e os principais sintomas das doenças causadas pelo vírus, transmitido pelo mosquito infectado: Dengue, Chikungunya e Zika V.

O acúmulo de lixo (entulhos em fundo de quintal) está entre os principais fatores que contribuem para a proliferação do mosquito. Segundo a SMS de Ibirubá, o índice de infestação predial no município é de 3,5% (onde, 49,2% das larvas foram encontradas em lixo doméstico). Acima de 3% o alerta é de risco.

O prefeito Carlos Jandrey, no lançamento da Campanha “A hora é agora. Todo dia é dia da faxina”, destacou que “é imprescindível a soma de esforços do poder público e da sociedade, visando eliminar o acúmulo de lixo e recipientes que possam juntar água parada e servir como criadouro do mosquito”.

O secretário de Saúde Giovani Diesel alertou a não disponibilidade de vacinas para estas doenças. “Por isto - disse ele -, a ação mais eficaz possível, que se tem hoje, é a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti”, afirmou o secretário.

A Administração Municipal conclama a toda sociedade que colabore com as campanhas realizadas, monitorando constantemente suas residências e arredores.

Fonte: Administração de Ibirubá.

CRONOGRAMA DE RECOLHIMENTO

BAIRRO

SEMANA DE

Odila e Aparecida

11/01

Santa Helena e Unida

18/01

Floresta

25/01

Bangu e Chácara

1º/02

Planalto

08/02

Jardim

15/02

São Jacó

22/02

Pôr do Sol

29/02

Esperança

07/03

Progresso

14/03

Hermany e Coohabi

21/03

Centro

28/03

Comentários

Mais Notícias

Ver todas