Geral

Nota de repúdio
01/04/2020date_range Ana Paula Bornperson
Nota de repúdio

NOTA DE REPÚDIO
Os servidores municipais lotados na Secretaria da Saúde, vêm a público, por meio desta nota, manifestar veementemente o sentimento de indignação e absoluto repúdio contra os atos praticados no dia 24/03/2020 pela Secretária de Saúde do Município de Ibirubá, Sra. Dileta Pavão, durante as entrevistas ao vivo a Rádio Ibirubá e Rádio CBS, objetivando macular a imagem, a honra dos profissionais da saúde e a excelência dos serviços prestados pelos servidores da Secretaria em suas unidades de saúde, onde a Sra. Secretária afirmou que estariam passando por cima de sua autoridade, bem como agindo pelas suas costas, com o intuito de desacreditá-la perante a população do Município, uma vez que teria avisado a comunidade de que seriam realizadas as vacinas da gripe, aos idosos, em suas residências.
Dessa forma a Secretária informou a poucos profissionais no domingo, dia 22/03/2020, às 22hs, em um grupo de whatsapp que na segunda-feira, dia 23/03/2020 os profissionais teriam que a vacinação dos idosos seria à domicílio.
Ocorre que este tipo de ação precisa ser planejada e organizada, com uma logística a ser aplicada de como irá funcionar, quantos e quais profissionais participarão, quantos idosos precisariam ser vacinados, etc. Entretanto não houve qualquer comunicação prévia, nem mesmo reunião com a equipe de profissionais, poder executivo e demais envolvidos, para estabelecer o cronograma e informar a população.
É preciso, antes de tudo, salientar que a coordenação não tem cunho político, portanto as afirmações feitas pela Sra. Secretária não são verdadeiras.
Ressalta-se que atuação deste serviço se faz mediante o cumprimento de protocolos pré-estabelecidos e validados pelo Ministério da Saúde, que visam justamente garantir a qualidade e efetividade do atendimento aos usuários que dele necessitam, a segurança e a integridade dos profissionais de saúde envolvidos.
No momento em que se faz mal uso de componentes tão importantes de uma rede pública de saúde, compromete-se o atendimento das reais necessidades de saúde da população.
Dessa forma, esta instituição reforça o seu posicionamento com manifestações de apoio, apreço e reconhecimento deste serviço tão nobre e de vital importância para a Saúde Pública e se prontifica a tomar as medidas cabíveis contra qualquer ação que promova de forma irresponsável o desvirtuamento e o descrédito dos serviços públicos de saúde.
No código de Ética da Enfermagem, é citado que o profissional pode recusar-se executar atividade caso não forneça segurança a ele, à pessoa, à família e a coletividade. Assim, diante deste cenário de Pandemia, o intuito único e exclusivo dos profissionais de saúde é de resguardar o bom atendimento dentro do que é preconizado para o momento crítico em que vivemos, colaborando, assim, para a segurança e qualidade em relação à prevenção de doenças e promoção da saúde.
Sendo assim, a fala da Sra. Secretária de Saúde contra os servidores foi repulsiva, tentando pôr os usuários contra os trabalhadores é realmente não ter noção do que é ser trabalhador na saúde e diante de tudo isso, repudiamos veementemente a sua fala.
Diante disto, os servidores pedem respeito e retratação da Secretária de Saúde Dileta Pavão, a todos os profissionais da saúde que foram ofendidos.

Servidores municipais lotados na Secretaria da Saúde de Ibirubá - 31/03/2020

Ana Paula Born
Publicado por Ana Paula Born

Mídias digitais

Nota de repúdio

Veja Também

Enviando