Geral

Padre Miguel Rossati fala sobre as orientações da Diocese de Cruz Alta referente ao coronavírus
18/03/2020date_range Ana Paula Bornperson
Padre Miguel Rossati fala sobre as orientações da Diocese de Cruz Alta referente ao coronavírus

Conversamos com o Padre Miguel Rossati da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Ibirubá, para saber qual o posicionamento da Diocese de Cruz Alta referente ao coronavírus, já que, o Bispo Diocesano, Adelar Baruffi, lançou uma nota oficial com orientações. 

Segue um trecho da nota:

Dirigimo-nos a todos os católicos de nossa Diocese de Cruz Alta, das 555 comunidades, nas 31 paróquias, sobre o modo de prevenirmos a chegada e o avanço da pandemia do coronavírus. Nossa Diocese quer ser solidária e acolher as orientações que as secretarias da saúde dos municípios e do Estado pedem a todos.

Neste tempo especial da Quaresma, quando caminhamos para Jerusalém, com Cristo, para sua morte e ressurreição, buscamos viver a conversão e a compaixão. Trazemos uma certeza: pelo nosso batismo somos uma grande família em Cristo. Precisamos demonstrar esta comunhão na fé, na liturgia e na caridade. Contudo, nossa comunhão nos traz a certeza que se um membro do corpo sofre, nós sofremos junto (cf. 1Cor 12,26).

Ordenamos que sejam, imediatamente, suspensas por tempo indeterminado algumas atividades eclesiais, como: festas patronais ou não, convivência nos salões paroquiais, catequese, cursos de formação, casamentos, batizados, retiros, grupos de oração e encontros pastorais. As celebrações de exéquias sejam somente com os familiares. A celebração das confissões seja realizada diretamente com o padre da paróquia, sobretudo neste tempo quaresmal. 

Na Paróquia de Ibirubá, o Padre Miguel relatou que para as confissões que são feitas na Páscoa, ele estará a partir dessa semana e da próxima, na Paróquia, em seu escritório, o dia todo, de manhã e à tarde, para atender pessoalmente. 

No caso das missas, será feita a celebração dominical, que é transmitida pela Rádio Ibirubá, e a comunidade pode participar ouvindo pela rádio. Sendo presidida somente pelo padre, alguns paroquianos e alguns fiéis para que não haja essa junção de pessoas. 

Confira toda a entrevista com o Padre Miguel, clicando no player abaixo:

Padre Miguel

Ana Paula Born
Publicado por Ana Paula Born

Mídias digitais

Padre Miguel Rossati fala sobre as orientações da Diocese de Cruz Alta referente ao coronavírus

Veja Também

Enviando