Segunda-feira

Max. 30 ºC

Min. 10 ºC

Ver Mais

Notícias

Mutirão de Combate ao Aedes aegypti será na segunda dia 10

07/12/2018

Mutirão de Combate ao Aedes aegypti será na segunda dia 10
Foto:

Materiais recicláveis como pneus, eletrônicos, papel, plástico, metal e vidro serão coletados junto à Praça General Osório. A orientação é que os materiais estejam separados em embalagens diferentes e os pneus, limpos e secos.

 

A Secretaria de Saúde de Ibirubá está fazendo um chamamento à comunidade ibirubense para o Mutirão de Combate ao Aedes aegypti, que acontecerá na segunda-feira 10/12, na Praça General Osório, centro da cidade. Equipes da Secretaria, em parceria com a Associação de Catadores Cidadania Sustentável, estarão recebendo materiais recicláveis, especificamente, pneus, eletrônicos, papel, plástico, metal e vidro”, das 8 às 16 horas, sem parar ao meio dia.

Segundo as coordenadoras do Mutirão, Letícia dos Santos (coordenadora do Primeira Infância Melhor) e Ana Laura Junges (Agente de Combate às Endemias), a Agrotécnica Feil e Feil é parceira desta campanha com a doação de mudas de hortaliças. “Estamos realizando o Mutirão devido à grande quantidade de material que ainda encontramos em nossas visitas à população. Cada pessoa que levar seu descarte, ganhará uma muda de hortaliça, como alface, beterraba, couve, repolho… uma forma de incentivo à conscientização aos cuidados que temos de ter para impedir a proliferação do mosquito”, destacou Ana Laura, também agradecendo à loja agropecuária pela doação das mudas.

Os materiais recebidos terão destinação correta. Os pneus serão encaminhados ao Eco Ponto da Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro, que se propôs a receber este descarte. Os demais materiais serão destinados à Associação de Catadores.

O Mutirão é uma atividade prática de uma Capacitação em Vigilância Entomológica e Controle Vetorial do Aedes, que está acontecendo entre os meses de novembro e dezembro junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Participam do treinamento as equipes de Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes Educacionais do Primeira Infância Melhor. Todas servidoras atuam diretamente visitando a população do município e são vinculadas à SMS. A realização é da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde, em conjunto com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS.

Segundo Letícia, a parte teórica do treinamento trouxe muitas informações sobre o enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti. “Depois da parte teórica, fomos divididos em grupos para partirmos com ações práticas junto à comunidade de enfrentamento ao mosquito. Por isto, conclamamos que a comunidade participe desta mobilização. Se todos fizerem a sua parte, o município ficará livre do mosquito”, enfatizou ela, fazendo um reforço à participação no Mutirão.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ibirubá 

Comentários

Mais Notícias

Ver todas