Segunda-feira

Max. 30 ºC

Min. 10 ºC

Ver Mais

Notícias

Sábado (29) será o Dia D testes rápidos para diagnóstico de Hepatites Virais

26/09/2018

Sábado (29) será o Dia D testes rápidos para diagnóstico de Hepatites Virais
Foto: Ilustrativa

A Secretaria de Saúde de Ibirubá está promovendo a Campanha de Prevenção às Hepatites Virais. Agende seu horário com as Agentes Comunitárias de Saúde ou diretamente em sua Unidade de Saúde.

 

A Campanha do Setembro Amarelo também promoverá testes rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV nas Unidades de Saúde PAM do Centro, ESF Floresta, ESF Hermany e ESF Jardim no próximo sábado (29/09) nos turnos manhã e tarde para toda população, especialmente a trabalhadora.

A ação é alusiva ao dia 28 de Julho, quando é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Os testes devem ser feitos com agendamento prévio das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas nas Unidades de Saúde ou com a Agente Comunitária de Saúde que atende o seu domicílio.

 

Saiba Mais

A Campanha combate o subrregistro de casos e amplia o acesso à testagem e ao diagnóstico precoce, por meio do estímulo à vacinação contra o tipo B – ofertada gratuitamente pelo SUS à população e na ampliação da assistência e do tratamento dos tipos mais perigosos: B e C.

A Hepatite é uma inflamação nas células hepáticas do fígado e pode ser ocasionada pelos vírus A, B, C ou D, na maioria das vezes não apresenta sintomas e o diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue. Caso isso não ocorra, a evolução da doença é devastadora, perfazendo um quadro com hepatite aguda, crônica, cirrose hepática e tumor no fígado.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Ibirubá 

Comentários

Mais Notícias

Ver todas