Segunda-feira

Max. 30 ºC

Min. 10 ºC

Ver Mais

Notícias

Exposição “Os Gaúchos” no Museu Theobaldo Becker

21/08/2018

Exposição “Os Gaúchos” no Museu Theobaldo Becker
Foto: Prefeitura Municipal de Ibirubá

O Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Ibirubá, através do Museu Municipal Theobaldo Becker, em parceria com o Museu Municipal de Caxias do Sul, traz a exposição “Os Gaúchos”, obra do artista plástico Vasco Machado. A mostra abriu na quarta-feira 15/08 e seguirá até o dia 30/08.

 

A exemplo de outras exposições itinerantes trazidas pela instituição local para a comunidade ibirubense e regional como forma de estimular as visitações culturais, o Museu de Ibirubá expõe 11 painéis, que retratam os costumes e as tradições do folclore rio-grandense na visão do artista plástico Vasco Machado, produzidos pelo Museu Municipal de Caxias do Sul. “O Museu busca junto aos Museus do Rio Grande do Sul exposições e acervos itinerantes para apresentar à comunidade de Ibirubá, facilitando o acesso à cultura e à história”, revelou a professora de História Ivanisa Coreti Lenz, responsável pelo Museu Theobaldo Becker.

A exposição é composta por telas produzidas pelo pintor Vasco Machado. “São muito bonitas, coloridas e reproduzem com detalhes a história do folclore do Rio Grande do Sul na figura do gaúcho”, observou a professora, enfatizando que, junto às telas, também estão à mostra peças do acervo ibirubense que se vinculam ou se referem ao tema.

As visitas em grupos à exposição, principalmente, as escolares, são exploradas pela professora Ivanisa. “De acordo com o nível escolar da turma, chamamos a atenção aos detalhes das imagens, entremeando com a história do Rio Grande do Sul e do Brasil Colônia”, observou ela.

A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Mariana Moraes, comentou sobre o tema da exposição e o período de realização. “Como o Museu está sempre buscando atividades interessantes, esta mostra sobre o tradicionalismo rio-grandense na figura do gaúcho, vem ao encontro tanto do Dia do Folclore, comemorado em 22/08, quanto das festividades farroupilhas, a serem comemoradas em setembro. Por isto, deixamos nosso agradecimento ao Museu de Caxias de Sul pela cortesia e disponibilidade no empréstimo desta exposição”, destacou a secretária Mariana.

O horário de funcionamento do Museu é das 8 horas às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, atendendo na esquina das Ruas Getúlio Vargas com Júlio Rosa. Para grupos ou para horários diferenciados, é importante fazer o agendamento pelos telefones (54) 3324-3007 e 9.9211-2928.

 

Fonte: Prefeitura Muncipal de Ibirubá 

Comentários

Mais Notícias

Ver todas