Segunda-feira

Max. 30 ºC

Min. 10 ºC

Ver Mais

Notícias

Em agosto, Campanha de Vacinação Contra o Sarampo e a Poliomielite

31/07/2018

Em agosto, Campanha de Vacinação Contra o Sarampo e a Poliomielite
Foto: Prefeitura Municipal de Ibirubá

Pais ou responsáveis de crianças de um a menores de cinco anos devem levá-las para se vacinarem contra o Sarampo e a Poliomielite (Paralisia Infantil). A única forma de prevenção é a vacinação, cuja Campanha Nacional acontecerá de 06 a 31/08, sendo o Dia D no sábado 18/08.

 

O Ministério da Saúde estará realizando a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e a Poliomielite em virtude do aumento de casos das doenças no último ano em cenário global e da baixa cobertura vacinal pela população, inclusive no Brasil

O Município de Ibirubá está engajado e chama a atenção de toda a população público-alvo para a importância da vacinação, tanto contra o Sarampo quanto a Poliomielite. “Nossas Salas de Vacina já estão preparadas para receber as crianças da faixa etária de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Temos a meta de alcançar 1.100 crianças”, revelou a secretária de Saúde Dileta das Chagas.

No período da Campanha, as Salas de Vacina atendem das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas de segundas às sextas-feiras. No Dia D Mobilização Nacional, o horário será das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

A Vacina contra a Poliomielite faz parte do Calendário Vacinal da criança. A Vacina contra o Sarampo (Trípliceviral) faz parte do Calendário da criança e do adulto até 49 anos. A Campanha visa, prioritariamente, atingir a criança na faixa etária especificada. Mas, os adultos também podem, em qualquer período, procurar a Sala de Vacina, levar a sua Caderneta de Vacinação. “Todos nós, até 49 anos, devemos ter recebido, no mínimo, uma dose da vacina contra o Sarampo. Tem faixas etárias que o Calendário prioriza duas doses. Por isto, todos podem procurar as Unidades de Saúde para atualizarem a sua situação vacinal”, orientou a enfermeira Joice Marques, da Secretaria de Saúde.

Todos que procurarem as Salas de Vacina devem levar a Caderneta de Vacinação e o Cartão SUS. “Com a Caderneta, a equipe se certifica da situação vacinal. Se estiver faltando alguma vacina que não foi ministrada, ou se faz a vacina junto com a do Sarampo e a da Polio, se puder ser feita, ou será agendada uma data para a vacina ser aplicada”, recomendou Joice.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Ibirubá 

Comentários

Mais Notícias

Ver todas